Cada vez mais comuns, os aluguéis de temporada em condomínios podem ser um ótimo negócio.
A modalidade exige atenção e alguns cuidados, pois existem regras que o síndico precisa saber, para garantir seu cumprimento, e não ter problemas ou prejuízos.
Confira abaixo algumas dicas sobre o assunto!
A prática de aluguel de imóveis para temporada, atualmente, é bem comum em todas as cidades, independentemente de ser litoral ou não.
Está sendo adotado pelos turistas brasileiros o hábito mais econômico e prático de trocar os hotéis e pousadas por aluguel por temporada. Com essa prática, os proprietários de imóveis encontraram aí uma boa forma de ganhar dinheiro.
Mas, para ser compensatório para o locador e o locatário, foi preciso organizar o setor nos aspectos relacionados à segurança e regras internas dos edifícios.
É necessário que seja feita uma ficha cadastral a ser preenchida pelos hospedes, com dados pessoais, além de informações sobre o tempo de permanência, a quantidade de pessoas e os nomes de quem vai se hospedar no imóvel. No caso de o contratante possuir veículo e for utilizar a garagem, informar a placa. Somente com isto deve ser permitida a entrada dos locadores temporários.
Uma cópia deste cadastro de informações deve ser entregue ao síndico, na portaria do imóvel e também ao garagista.
Tomando todas essas precauções, um dos principais ganhos é a questão da segurança para todos que moram no condomínio.
É muito importante que o locatário de temporada em condomínio esteja ciente das regras de conduta previstas no Regimento Interno, informando quais são suas responsabilidades
Se você é síndico, garanta que os funcionários do condomínio sejam exigentes quanto ao cumprimento das regras. Mesmo que a locação seja por um curto tempo, os locatários devem respeitar as regras de convivência.
Além do síndico e dos locatários os proprietários dos imóveis de aluguel também precisam fazer sua parte.
O aluguel sem contrato é uma das grandes preocupações dos moradores, pois são os donos de imóveis que negociam aluguéis na internet, que vão arcar com eventuais prejuízos causados pelos locatários, inclusive pagando multas por descumprimento das regras estabelecidas em convenção.
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A Convenção do condomínio pode estabelecer vários critérios: número máximo de pessoas em cada apartamento, pode exigir que os locatários façam exames médicos antes de usar a piscina e podem também proibir o consumo de bebidas alcoólicas nas áreas comuns do prédio.
Estes e outros eventuais critérios devem constar em um documento que será entregue e assinado pelos locatários.
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