Iniciando a gestão de alugar seu imóvel por curta temporada, muitos anfitriões se deparam com detalhes muitos trabalhosos, que demandam uma preparação prévia que engloba várias ações necessárias para locar um imóvel.
São elas: a manutenção do imóvel, decoração, limpeza, fotos bonitas, definição de preço, agenda de reservas, como você irá receber o pagamento do Airbnb, definir as características da locação, cadastrar o seu perfil como anfitrião na plataforma, fazer o anúncio, prestar atendimento ao hóspede, fazer check in, check out e por fim avaliar o hóspede.
São muitos detalhes que você precisa executar para ter um imóvel preparado e atrativo para a locação, e nesse post vamos explicar o passo a passo de como alugar um imóvel pela plataforma Airbnb.
Primeiro é importante que você avalie as condições do imóvel que você irá alugar. Fique atento à pintura dos ambientes, integridade do piso, procure por mofos e possíveis vazamentos, se o encanamento está bom, assim como o sistema de esgoto.
Confira como estão as condições do boxe do banheiro, privada e ralo. Dê uma olhada nos armários da cozinha, se estão todos em bom estado, não esqueça dos utensílios, talheres e panelas e os eletrodomésticos.
Não esqueça da televisão, confira os canais que estão disponíveis. Deixe limpas as roupas de cama, toalhas de rosto e banho e panos de louça.
Se o seu imóvel possui uma área externa, corte a grama, repare flores e árvores, limpe assim também a entrada do ambiente. Confira se o ar condicionado está funcionando corretamente em diversas temperaturas, verifique ventiladores e ou aquecedores.
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A limpeza é uma consequência da manutenção e decoração do imóvel. Sendo assim verifique a higiene do banheiro mantenha vaso sanitário, pia, espelho e boxes limpos.
Na cozinha é importante deixar os talheres, pratos e copos higienizados, como também os eletrodomésticos. Também deixe sempre limpo o chão, teto, cortinas e janelas.
Tire o pó de móveis como armários, guarda roupas, estantes e mesas. Faça uma constante limpeza dos ar condicionados, ventiladores e aquecedores.
Caso você tenha um quintal ou jardim corte a grama, limpe os galhos e folhas secas do local.
Após ter feito a manutenção necessária do seu imóvel, é hora de criar uma personalidade que cative seus hóspedes. Capriche na decoração, deixe o ambiente mais charmoso e único, lembre-se que simples detalhes fazem a diferença.
Utilize roupas de cama perfumadas, faça uma arrumação especial na cama, coloque travesseiros e almofadas. Um bom espelho traz um charme ao banheiro, assim como quadros na sala de estar.
Use plantas, até mesmo artificiais, para que o ambiente crie cor e vida. Deixe a mesa posta com os utensílios mais bonitos, dependendo da hora do check in você pode deixar a mesa pronta para o café ou jantar.
Após a manutenção, limpeza e decorações feitas, é hora de tirar lindas fotos do seu imóvel. Valorize seu potencial e as principais características que cada ambiente possui.
Aproveite a luz natural, pois isso torna o ambiente mais aconchegante e confortável. Utilize ângulos favoráveis, sempre optando pelo canto do ambiente nivelando a câmera na altura da visão. Isso evita distorções e interpretação diferente da realidade.
Crie composições do ambiente, mostre uma perspectiva que apresente a disposição do imóvel. Caso tenha um ambiente externo valorize plantas, árvores, espaço arejado e ou piscinas e parquinhos. Capriche na fotografia para que as fotos sejam um espelho do espaço, favorecendo seu anúncio.
Seu imóvel está limpo e decorado e as fotos ficaram incríveis, está na hora de definir o preço da diária do aluguel.
Comece fazendo uma busca por imóveis semelhantes ao que você pretende alugar e faça um média das diárias, monte uma faixa de preço onde o seu imóvel pode se encaixar facilmente.
Leve em consideração os gastos que o seu imóvel terá, como água, luz, gás, internet. No caso de apartamentos é cobrada taxa de condomínio.
No final da hospedagem a limpeza realizada no imóvel também é cobrada. O valor da taxa de limpeza vai depender se você irá utilizar do auxílio de diaristas e irá realizar a limpeza do imóvel mais os produtos de limpezas utilizados.
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No Airbnb, ao criar o seu anúncio você consegue alterar os dias em que o aluguel ficará disponível para reservas. Fique atento a sua agenda juntamente com o fluxo de reservas.
Se organize para fazer a limpeza e arrumação do imóvel dentro dos horários de saída de uma hospedagem para o início da outra.
É importante que você fique atento à plataforma Airbnb e também ao seu e-mail. Quando uma reserva é confirmada você receberá via e-mail uma notificação.
Por se tratar de uma plataforma online, as formas de pagamento são efetuadas apenas virtualmente. Nenhuma forma de pagamento que não esteja ligada a plataforma é disponível ou deve ser aceita.
Dinheiro é usado apenas para pagamento de caução, quando necessário. Funciona da seguinte maneira: após escolher as datas e imóvel, o hóspede verá no site do Airbnb o valor total da reserva. Ele faz o pagamento, e a plataforma envia um aviso ao anfitrião sobre a reserva.
Após o check in o Airbnb pode levar até 72h para liberar os valores para o anfitrião. Para novos anfitriões o pagamento poderá ser liberado 30 dias depois da confirmação da primeira reserva.
Funciona da seguinte maneira: após escolher as datas e imóvel, o hóspede verá no site do Airbnb o valor total da reserva. Ele faz o pagamento, e a plataforma envia um aviso ao anfitrião sobre a reserva.
O Airbnb trabalha com alguns tipos de formas de pagamento. Uma das principais formas é feita por transferência bancária. Ao se cadastrar para alugar um imóvel na plataforma você é guiado a cadastrar as suas informações necessárias para que a transferência ocorra. O processamento das informações pode levar em média 3 a 7 dias úteis.
No Airbnb é preciso que você crie o seu perfil de anfitrião. Muitos hóspedes acabam fazendo uma análise não só do imóvel, mas também do perfil do anfitrião, sua história, características e preferências. Buscando ter mais informações a fim de se assegurar que estão fazendo um ótimo negócio em alugar aquele imóvel.
Então capriche no seu perfil, seja simpático e se apresente cordialmente. Fale de coisas que mais representam sua felicidade, tente criar uma empatia já na descrição do seu perfil.
Toda a plataforma do Airbnb é muito intuitiva assim será fácil acessar a sessão para criar seu primeiro anúncio. Utilize um título chamativo, destaque os pontos mais atrativos do seu imóvel.
Dependendo da localização, se tiver um parque, shopping ou até um evento conhecido nos arredores é uma oportunidade de destacar o seu imóvel, e alcançar um público que esteja procurando alugar um imóvel perto dessas comodidades.
Utilize essa qualidade no título do aluguel do seu imóvel, isso poderá fazer a diferença! Use a criatividade e análise concorrentes para ter ideias de como fazer seu título. Quanto mais informações, mais enriquecedor ficará o seu anúncio.
Descreva todas as características importantes, e que possam fazer a diferença na escolha de alugar um imóvel. Que são: metragem do imóvel, quantidade de quartos e banheiros. Utensílios disponíveis na cozinha como pratos, talheres e copos. Os eletrodomésticos e eletrônicos que estão à disposição, assim como também os tipos de cobertores, roupas de cama, mesa e banho. Se há algum espaço externo, ou restrições para animais de estimação.
A localização também é muito importante de ser mencionada. Aproveite e deixe definido os horários de check in e check out que você irá trabalhar, é importante ter essa limitação pois fica mais fácil. Todas essas informações serão colocadas no anúncio do seu imóvel, você não poderá cobrar regras ou condutas de check out diferente da anunciada.
Faça já o seu cadastro conosco! É simples e rápido!
Caso seja a primeira vez que você entra em contato com algum cliente, não precisa ficar assustado. O bom atendimento é a alma do negócio, foque em atender o cliente de uma forma muito cordial e simpática.
Por mais que o seu anúncio busque ser o mais completo possível, dúvidas poderão ocorrer durante a busca de um imóvel vindo por parte do hóspede. A sua prontidão em atendê-lo de forma rápida é muito importante, busque sanar as dúvidas de forma ágil e clara.
Você não precisa ser nenhum expert em vendas ou em atendimento ao cliente para conseguir fechar uma reserva, sendo você mesmo ao conversar com o futuro hóspede permite um contato mais humanizado entre ambos. Assim é muito mais fácil criar uma empatia entre anfitrião e hóspede.
É importante que você se organize e mantenha o imóvel pronto para receber um hóspede. Se possível na véspera da reserva cheque e limpe o que for preciso para deixar o imóvel pronto para a locação.
Após a reserva ser confirmada, é hora de confirmar com o hóspede os horários de check in e check out. Esteja antes do horário no imóvel para receber seus hóspedes, seja simpático assim como no atendimento virtual.
Apresente a casa, mostre onde estão os cobertores, toalhas de banho, utensílios de cozinha como pratos, copos e talheres e como funciona algum eletrodoméstico diferente. Entre o manual da casa, explique as regras que foram anunciadas na descrição do imóvel, ofereça guias da cidade que contenham dicas de pontos turísticos e restaurantes ou lojas famosas da localidade.
Deixe também telefone de emergência como polícia, Bombeiros, Samu, Hospitais, Farmácias e seu contato pessoal. Isso gera confiança com o hóspede, ao saber que poderá contar com o seu auxílio caso haja alguma necessidade.
Assim como no check in, durante a finalização das hospedagens também é preciso organização. Mesmo que às instruções de como realizar o check out seja entregue a seu hóspede é importante lembrar na véspera da sua saída, mande uma mensagem, através da plataforma que você se sentir mais confortável, lembrando da importância de retirar o lixo da casa, indique onde o mesmo deve ser descartado; lavar as louças; devolver os itens a seus devidos lugares (deixar tudo organizado).
Pendurar toalhas para secar (indicar o melhor local para isso e informar se há um varal de roupas na área externa ou interna, e caso houver indicar a localização de varal retrátil), oriente seu hóspede a deixar o lençol na cama, desligar luzes e eletrodomésticos, ar condicionado e ou ventiladores.
Assim como o check in, defina em conjunto com o seu hóspede também um horário para o check out, esteja na hora marcada e solicite a chave do imóvel agradeça a preferência e pergunte como foi a viagem e se gostaram da hospedagem.
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A Weekends é uma empresa especializada em gestão de acomodações para locações de curta estadia. Nosso objetivo é oferecer experiências memoráveis aos nossos hóspedes.
Atuamos em localizações privilegiadas em todo o Brasil, especialmente nas praias do litoral norte de São Paulo.
Nossa missão é administrar seu imóvel com eficiência e segurança e proporcionar experiências inesquecíveis aos seus hóspedes.
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A Weekends tem um time responsável pela administração dos anúncios, alugueis e comunicação com os proprietários.
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Desde o momento da reserva, e durante toda a jornada do hóspede no imóvel, é feito o controle da performance e rentabilidade da propriedade.
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Você não paga nada agora, iremos descontar o valor acordado na primeira locação.